sábado, 15 de novembro de 2008

Projeto Fora de Série



A Escola Municipal Professora Maria Aparecida de Luca Moore, localizada no município de Limeira, com o projeto de alfabetizar mais, monta classes com alunos de idades diferentes.
Eles aboliram as divisões por séries, os alunos foram reagrupados par habilidades e conhecimentos, o critério foi o desempenho na prova de português, assim quarenta turmas foram formadas, todas com nomes de flores, com trinta e cinco alunos em cada uma delas.
Eles não precisam ter a mesma idade, crianças com dificuldades similares ficam no mesmo grupo, e isso e usado em todas as matérias eles aprendem conforme suas necessidades, os alunos vão mudando de sala conforme seus rendimentos, não ficam o ano inteiro em uma sala só, e uns ajudam os outros.
O projeto pretende que em quatro anos todos consigam chegar ao mesmo nível de conhecimento, ainda que tenham trilhados caminhos diferentes. Afirma a professora Ana Mendes.
No começo, os professores acharam o projeto arriscado, mas isso mudou quando viram os resultados, eles tiveram que ter seus próprios materiais didáticos, trabalharam em equipe e se reuniam para estudarem a evolução dos alunos.
Em seis anos, a alfabetização no fim do ciclo básico subiu de 40% para 95.
Com esse projeto, eles receberam um Premio da Fundação Lemann, Referencia de
Educação..





http://revistaepoca.globo.com/revista/epoca/1,,edg76109-6014,00.html
06/06/2008 edição 451

Nenhum comentário: